BRASIL, Norte, BELEM, REDUTO, Mulher, de 26 a 35 anos

"O rio sem margens que deste ao meu viver esquecido,
eu levo, Belém."
"Partindo",
Jason Carneiro

 

   

    Quarto escuro
  Pelas Ruas de Belém
  Belém 2014
  Guia Grande Belém


 

   

   


 
 
Santa Maria de Belém do Grão-Pará



Feira Pan-Amazônica do Livro 2009, version française

Começa hoje no Hangar a Feira Pan-Amazônica do Livro, cujo tema é a França. Imperdível, claro, e já tô agendando mentalmente ao menos duas visitas, talvez na terça e no domingo (dia 15), porque tem Mauricio de Sousa ; ). Aliás, acho que um destaque vai ser o parquinho da Turma da Mônica na Amazônia, com brincadeiras que envolvem elementos amazônicos, como a anta e outros animais, além do navio-gaiola!

Na programação francesa, tem sessões de autógrafos com autores francófonos como Stephane Audeguy, Jean-Marc-Rosier, Serge Mam-Lam-Fouk, François James Ioe-Mie e Odile Armand Lapierre, palestras sobre Literatura Francesa, Linguística Creole e Literatura da Martinica (as quais eu vou perder, as três!, porque amanhã passarei o dia dando aula... de francês!), óperas na tela, ateliê de ilustração do Pequeno Príncipe, mil coisas!

Hoje já começa bem, com show do Lenine, às 21h.

Vá ao site, cheque a programação, siga no twitter e aproveite!



Escrito por Bruna às 17h47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Jornalismo paraense

Eu sei que eu deveria estar falando hoje da partida do mestre Verequete, que deixa uma herança maravilhosa pra este estado. Mas eu já tô há tempos com um assunto martelando aqui na minha cabeça. A necessidade urgente de profissionais competentes no jornalismo paraense.

A retransmissora da Globo tá no top tecnológico, inaugurando tv digital e o escambau. Enquanto isso, a qualidade do que se chama de "capital pessoal" é, na média, ruim. Na média. Porque há os bons, claro, e tb há os péssimos. Quando falo em péssimos, estou pensando mais especificamente em um repórter, que não vou dizer o nome. Mas quem quiser procura em quem caiba a carapuça.

O rapaz está quase todos os dias na edição da hora do almoço do jornal local, e infelizmente quase sempre ao vivo. As reportagens gravadas já não são das melhores, mas ao vivo ele é péssimo. Não tem articulação, repete as palavras mil vezes, coloca tanta pausa entre as palavras que cheguei a pensar que fosse gago. Mas já deu pra ver que não é. O problema dele é pura falta de articulação, não sabe o que fazer com as palavras. Muitas vezes mesmo nas reportagens gravadas ele comete erros bisonhos, como dizer que os bandidos estavam "dEsfarçados"! Hoje mesmo chamou, ao vivo, a cidade de Capitão Poço de Capitão dos Poços! E mesmo depois de os apresentadores terem dito corretamente o nome da cidade, ele ainda apareceu com uma terceira versão, chamando-a de Capitão Poços. O mínimo que espero do jornalista é a informação correta, como no caso do nome da cidade, mas pelo jeito já é demais esperar também articulação, domínio e correção no idioma.

Confesso que esse é o exemplo que mais me aborrece, mas na imprensa escrita concorrente tb tem exemplos de falta de informação básica. Numa reportagem sobre as mudanças no trânsito decorrentes da futura inauguração de um novo shopping center, o jornal da concorrência dizia que a rua Aristides Lobo passará a ser mão única, coisa que já é! Na própria reportagem, em outro lugar, diziam que na verdade a Diogo Móia é que deixaria de ser mão dupla e passaria seguir a mesma mão da Aristides Lobo. Pra piorar, a home do site desse jornal (que ainda consegue ser melhor que a do outro jornal, que ainda não noticiou até agora a morte de Verequete.) tem hoje um link que diz "Hoje é dia de cinema espanhol na Estação". A notícia é de 28/10, 6 dias atrás, e o festival de cinema espanhol acabou no dia 29. O link está na HOME, entenderam? Na primeira página do site do jornal, uma notícia de quase uma semana atrás.

Assim fica difícil. Minha esperança está em alguns jovens jornalistas promissores que estão se aperfeiçoando e em cuja qualidade e inteligência confio totalmente. : )



Escrito por Bruna às 15h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]





[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]